24 março 2011

Minha vida minha casa, florestal.

PARQUE NACIONAL DO PANTANAL MATOGROSSENSE - MS/MT


     O Parque Nacional do Pantanal é um parque nacional situado a sudoeste de Mato Grosso, um estado do Brasil, protegendo o bioma do Pantanal. Com 136.028,00 hectares, tem o objetivo de proteger e preservar todo ecossistema pantaneiro, bem como sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas contidos no Parque. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.
     O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, encontra-se localizado a montante da confluência dos rios Paraguai e Cuiabá, os dois principais formadores do Pantanal*. Esta UC de proteção integral, com área de 135.000 ha e perímetro de 260 km, foi criada por meio do Decreto no 86.392, de 24 de setembro de 1981. 

Situado no Município de Poconé, extremo sudoeste do Estado de Mato Grosso, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense tem regularização fundiária completa e compreende uma região de abrangência, que engloba os municípios de Poconé e Cáceres, no estado de Mato Grosso; e Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul. A planície fluviolacustre onde está situado o Parque Nacional do Pantanal é formada por lagoas de dimensões diversas, sendo as mais expressivas as de Uberaba e Gaíva, localizadas na faixa de fronteira Brasil/Bolívia e tem como um de seus limites o Rio Paraguai. Esta situação ambiental faz com que a área do parque e sua zona de amortecimento sejam consideradas como de extrema vulnerabilidade. Quanto à conexão com áreas protegidas fronteiriças, o Parque Nacional do Pantanal estabelece ligação com       
    
A área Natural de Manejo Integrado San Matias localizada em território boliviano, através das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Acurizal e Penha, as quais se situam na fronteira brasileira, e que, juntamente com o Parque Nacional do Pantanal e o Parque Estadual do Guirá, formam um importante Mosaico de Áreas Protegidas. Devido a sua exuberante beleza cênica e importância para a conservação da biodiversidade pantaneira, o complexo de áreas protegidas que compreende o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e as Reservas Particulares (RPPNs), na sua fronteira, foi reconhecido e declarado oficialmente pela UNESCO, em 2000, como Sítio do Patrimônio Natural Mundial – Patrimônio da Humanidade. Outro título que confere representatividade e importância internacional ao Parque Nacional do Pantanal, na representação do Bioma, é o seu reconhecimento, em 24 de maio de 1993, como Sítio Ramsar, pelo fato de conter uma das maiores concentrações de fauna do neotrópico, abrigando várias espécies de mamíferos, aves, répteis e peixes, ameaçadas de extinção.


A localização privilegiada e grande reputação nacional e internacional do Parque Nacional do Pantanal lhe conferem posição de Instituição Federal de grande importância para promover ações integradas voltadas à proteção da biodiversidade na maior planície alagada de águas continentais do planeta. Portanto incentivamos e indicamos todos os membros da equipe técnica do PN Pantanal a seguir alimentando este importante canal de veiculação de notícias, com informações atualizadas a respeito da implantação do seu Plano de Manejo, Conselho Consultivo, apoio às comunidades do entorno, ameaças à conservação da biodiversidade e das suas atividades e ações integradas em apoio a pesquisa, monitoramento, ecoturismo participativo, proteção e educação ambiental, que realizamos em colaboração com o IBAMA, Polícia Federal, Polícia Ambiental/Florestal – MT e MS, Centro de Pesquisas e outras UCs do ICMBio, Universidades, Empresas Privadas e diversas Instituições Governamentais e Não Governamentais, nacionais e internacionais. 

Clima
Com características tropicais continentais, a temperatura média varia de 23° a 25° C, com precipitação anual acima de 1.000 mm. O regime de chuvas é tropical, apresentando a época seca, de maio a setembro, e a chuvosa, de outubro a abril, sendo que em dezembro e fevereiro são considerados os meses mais chuvosos. A planície pantaneira facilita o pulso de frentes frias e fortes massas de ar polar para a região amazônica, podendo a temperatura chegar raramente, no pantanal, próximo a 0ºC; e com a atuação de massas de ar seco e quente alcançar até acima de 40ºC.

Relevo
O pantanal como um todo, é caracterizado por uma enorme superfície de acumulação, de topografia bastante plana e freqüentemente sujeita a inundações, sendo a rede de drenagem comandada pelo rio Paraguai.

Vegetação
É caracterizada por uma área de tensão ecológica de contato entre as regiões fitoecológica da Savana ou Cerrado e da Floresta Estacional Semidecídua. A cobertura vegetal é classificada por Savana Gramíneo-Lenhosa, Floresta Semidecídua Aluvial e Floresta Semidecídua das Terras Baixas.

Fauna
O Pantanal Matogrossense é um dos ecossistemas mais produtivos do Brasil. As condições ambientais favorecem o estabelecimento de grande variedade de fauna. Pode-se observar fauna terrestre (capivara,lobo-guará, cervo-do-pantanal, jaguatirica, lontra, cutia), aves (garça moura, garça branca) e répteis (cobras, jacarés),etc.

Related posts

Description: Minha vida minha casa, florestal. Rating: 4.5 Reviewer: Lek´s ItemReviewed: Minha vida minha casa, florestal.
Al
Mbah Qopet Updated at: 12:00